É durante este ciclo de clock que o processador recebe os dados e instruções vindos do software, ou seja, quanto mais ciclos de clock um processador receber no mesmo tempo, mais dados e instruções ele consegue executar ao mesmo tempo e melhor será o desempenho da maquina. Isso pelo menos em teoria, pois tudo depende tambem da tecnologia, ou arquitetura do processador em questão.Por exemplo, um Core 2 DUO 2,66 GHz não tem a mesma performance de um Core 2 QUAD 2,66 GHz, apesar de os dois terem o mesmo clock,mas depende da tecnologia!Pois o Core 2 QUAD tem 4 nucleos ,já o Core 2 Duo 2,e muitos outros fatores...
A unidade de medida de clock é Hz, que equivale a oscilações por segundo. Na prática são utilizados os múltiplos a cada 1000 vezes do clock:
- KHz - lê-se quilo heartz, que equivale a 1.000Hz
- MHz - lê-se mega heartz, que equivale a 1.000KHz
- GHz - lê-se giga heartz, que equivale a 1.000MHz
- THz - lê-se tera heartz, que equivale a 1.000GHz
Um processador Pentium 4 3,6 GHz utiliza um clock de 3.600.000.000 ciclos por segundo para sincronizar todas as operações por ele realizadas. Não necessariamente ele utilizará esta velocidade máxima em todas as operações,tampouco o acesso à memória externa e periféricos se dá a esta velocidade, porém esta é a velocidade máxima de operação do processador.
Clock é um circuito oscilador que tem a função de sincronizar e ditar a medida de velocidade de transferência de dados no computador, por exemplo, internamente ou externamente (barramento). Esta frequência é medida em ciclos por segundo, ou Heartz. A velocidade do processador está relacionada não exclusivamente ao clock, mas sim a quantidade de instruções por ciclos deste clock.
Comentários