O Microprocessador (CPU-Central Processing Unit)
O microprocessador ou CPU é o “cérebro” do computador, ele é o módulo que controla e coordena tudo dentro de um computador, já que todas informações e instruções internas passam por ele. Ele é responsável por processar as informações. Tudo o que acontece dentro da máquina passa pelo microprocessador, ou seja, ele atua como um “gerente” interno, pois é o responsável pelas operações lógicas e aritméticas e também pelo controle da entrada e saída de informações no computador. Ao comprar um computador a primeira parte a ser observada no ato da compra é o tipo de microprocessador instalado na máquina. Ele trabalha a partir dos códigos de instrução (busca da memória e executar alternadamente) e faz todos os cálculos especificados pelo programa. Pode então armazenar os resultados de sua operação na memória ou enviá-los a qualquer outra parte dentro ou fora do computador. Os microprocessadores possuem uma CPU implementada quase que inteiramente em um único circuito integrado (chip) conhecido por microprocessador.
Existem vários tipos de microprocessadores, de fabricantes diferentes, como Intel, AMD, e IBM, entre outros. A velocidade de um microprocessador é medida em HERTZ(HZ).
Memória ram e os slots de expansão de memória
Pode-se dizer que a memória RAM, ou memória de acesso aleatório, é a área de trabalho do computador. Todos os dados que entram para serem processados, assim como os que saem para os dispositivos de saída, passam pela memória RAM. Quando se abre um programa, ele carrega os dados e instruções necessárias ao funcionamento na RAM, para posterior uso do processador; por isso, quanto maior a quantidade de RAM mais os programas podem utilizar e mais informações para processamento consegue-se armazenar. Caso a quantidade de memória RAM seja insuficiente para o carregamento de um programa, deve-se expandir a memória do sistema através dos slots de expansão de memória localizados na placa-mãe, plugando neles pequenos pentes ou módulos de memória. É claro que para expandir a memória deve-se primeiro ver o tipo de tecnologia de memória RAM utilizada no computador.
DICA: Vale lembrar que a memória RAM é a memória utilizada para os programas rodarem, sem esta memória o computador não funciona, pois o sistema operacional que controla o hardware da máquina se carrega na RAM ao ligar o computador, e quando desligar o computador esta memória é totalmente apagada.
Representação de um circuito de memória cache
A memória cache de um computador é a ponte de acesso entre a memória RAM e o HD. Para entender melhor seu funcionamento será usado o seguinte exemplo:
Imagine um professor dando aulas e usando três cores de caneta para escrever na lousa, preto, vermelho e azul. A primeira vez que ele for usar o pincel preto, ele deve ir busca-lo no fundo da sala e trazê-lo para frente, o que acarreta uma perda de tempo, porém agora ele deixa esse pincel preto ao seu lado e não mais no fundo da sala. Se ele precisar do vermelho fará o mesmo procedimento. Suponha agora que ele volte a usar caneta preta, ela já está ao lado do professor e não há mais necessidade de buscá-la no fundo da sala.
Comentários